TSteel 3D - Um programa de estrutura metalica

TSteel 3D – Programa de Estrutura Metálica

Um software de estrutura metálica nacional, acessível a todo o mercado

Criamos um programa de estrutura metálica para atender uma necessidade de mercado. Os softwares tradicionais são considerados caros em seus países de origem, no Brasil o câmbio aumenta estes custos. É inviável manter um escritório de projeto apenas com softwares tradicionais.

O TSteel nasceu fazendo a modelagem apenas dos elementos estruturais. Esta capacidade ajudava na visualização, levantamento de material e criação geometria básica para os projetos. Nas primeiras versões, já era possível ter 20% das estações trabalhando apenas com o nosso programa, uma economia representativa e que deu fôlego para que o desenvolvimento não parasse. 

Hoje a modelagem é muito completa, trabalha com vista 3D ou gera automaticamente vistas 2D, faz qualquer tipo de recorte, insere ligações parafusadas ou soldadas, possui macros para automatizar ligações, importa e exporta os modelos para todos os softwares principais do mercado. Com esta capacidade de modelagem,  o TSteel alcança a marca de 80% das estações de modelagem em nosso escritório de projeto. Uma ferramenta de redução de custos sem perda de produtividade que viabiliza um resultado para os projetistas.

 

Compartilhamento

O TSteel é capaz de criar e manter modelos 3D de estruturas e compartilhá-los com os principais programas do mercado, como Autocad®, Sap2000® e Tekla®. Assim, você pode trabalhar com seu modelo no TSteel e exportar / importar para sua plataforma favorita. 

O TSteel já é um modelador completo para estruturas de aço e continua crescendo rapidamente. Entendemos a importância do treinamento e suporte e por isso temos uma área de cursos para ajudar profissionais a ser mais produtivos.

Que tipos de estrutura você pode projetar

Você pode projetar desde um simples galpão metálico até uma cobertura maior de um centro de distribuição ou de um shopping center. É muito fácil e intuitivo trabalhar com tesouras de cobertura, terças metálicas e seus travamentos. Você pode também modelar grandes galpões de aço com colunas metálicas, vigas de rolamento, lanternins, estruturas de fechamento, plataformas de acesso e manutenção. 

O TSteel pode ser usado para plataformas industriais de processos, como nas indústrias químicas, mineradoras, papel e celulose e tantos outros.

A interface com o cálculo

Após o cálculo e dimensionamento das estruturas o TSteel é a melhor opção para se fazer um modelo conceitual, que inclui as bitolas, materiais, dimensões da obra e até, se assim for necessário, as ligações principais.
Um modelo conceitual ajuda na emissão de desenhos para projeto unifilar e na lista de material automática. O TSteel não possui rotinas de cálculo e dimensionamento, mas pode ser configurado e programado para isso através da API de programação.

 

Características fundamentais em um programa de estruturas metálicas

Com a tecnologia BIM em rápido avanço em nosso mercado, um programa de projeto hoje precisa necessariamente gerar um modelo 3D que possa ser compartilhado com os demais softwares BIM do mercado. Para ser um programa apto a participar deste mercado, é necessário importar e exportar arquivos do tipo IFC (veja discussão completa e importância do arquivo IFC no nosso mercado).

Deve ser capaz de lidar com as bibliotecas de perfis, materiais e parafusos usados no mercado. Mas não só isso, precisa trabalhar com perfis paramétricos (digite Z200X70X25X2.0 e o TSteel cria o perfil dobrado para você) e deixar você decidir como serão calculados os pesos nas listas de material.

Vantagens do TSteel

  • Desenvolvido a partir de uma poderosa API gráfica,  ele pode lidar com modelos pesados facilmente.
  • Foi desenvolvido para funcionar de forma semelhante a software e práticas já existente no mercado, por isso o aprendizado é fácil e rápido.
  • Importa e exporta os modelos em IFC, um padrão da indústria e da plataforma BIM.
  • Pode importar / exportar os modelos para qualquer versão do Tekla®, DWG® e SAP2000.
  • Se você fez algumas modificações no seu modelo usando o TSteel, você pode sincronizá-las com o seu modelo Tekla®. 
  • Tem uma API que permite implementar o que você quiser usando C#.
  • Gera desenhos em formato dxf e dwg.
  • Pode ser usado como um software gratuito de projeto dependendo das suas necessidades
  • Esta em constante processo de desenvolvimento, priorizando as demandas dos usuários. Veja o histórico de revisões e implementações.

Aspectos Técnicos do programa

Confifuração de vigas no modelo

PROPRIEDADES DE VIGAS

Você pode modificar facilmente as propriedades das vigas incluindo bitola, material, classe, posicionamento, etc…

PROPRIEDADES DE COLUNAS

Você pode modificar facilmente as propriedades de suas colunas de maneira semelhante às vigas, mas com um formato que atenda às necessidades particulares das colunas.

CHAPAS DEFINIDAS PELO CONTORNO

Chapas de contorno são criadas com base em uma polilinha que define seu contorno. Depois disso, você pode editar as propriedades, incluindo nome, espessura, material, classe e posição. Os pontos de contorno podem ter chanfros variados.

GRUPO DE PARAFUSOS

Você pode criar e editar seus grupos de parafusos, incluindo material, posicionamento, folgas, espaçamentos, etc…

 

Operações booleanas e Planos de ajuste (Cut/Fit planes)

O TSteel pode lidar com qualquer tipo de operação booleana, permitindo que você faça os ajustes e cortes em suas peças.

Faça qualquer tipo de recorte de ajuste, chanfro para solda ou aberturas em suas peças.

As partes booleanas ou planos de corte/ajuste podem ser editadas, removidas ou copiadas como você desejar.

GRUPO DE PARAFUSOS

Você pode criar e editar seus grupos de parafusos, incluindo material, posicionamento, folgas, espaçamentos, etc…

Exemplo de macro de ligação do TSteel

MACROS DE LIGAÇÃO

O TSteel conta com diversas macros de ligação, que ajudam você a criar e configurar as ligações do seu modelo.

Configure os parâmetros da ligação como materiais, bitolas de chapas e parafusos, distâncias mínimas a serem obedecidas. Inclua sua configuração de modelo, pré estabelecendo classes, prefisxos e acabamento para as peças criadas automaticamente.

O número de macros disponíveis não para de crescer a medida em que mais usuários apresentam novas necessidades.

Comece agora, não deixe para depois.

Você pode baixar a versão de testes (Trial version) do TSteel e começar a usar agora mesmo.

A nossa indicação é que você se inscreva no curso de modelagem básica. Novas turmas todo mês, um curso passo a passo de como modelar estruturas com exercícios e acompanhamento do instrutor.

Veja o depoimento de quem já conhece