Programas de detalhamento de estrutura metálica

Quais são os programas (softwares) de detalhamento de estrutura metálica usados no Brasil

Escolher qual software usar para o detalhamento não é uma tarefa fácil e todas as opções têm pontos positivos e negativos. Aqui estamos falando apenas de modelos de detalhamento, para os outros tipos, veja nosso artigo específico. Vou tentar comparar as diferentes alternativas nos pontos mais relevantes:

    • Quais são os principais softwares no mercado brasileiro;

    • Qual a produtividade;

    • Qual o custo;

    • Quais oferecem mais mão de obra qualificada;

    • Quais são mais fáceis de treinar novos usuários;

    • E por fim um resumo de cada um com suas características

Principais softwares no mercado brasileiro

Atualmente os programas de detalhamento de estruturas metálicas mais usados no Brasil, por número de usuários, são:

    1. Tecnometal
    2. Autocad
    3. Tekla Structures
    4. Advance Steel
    5. SDS/2
    6. TSteel 3D

Não há como confirmar o número de licenças de cada uma das plataformas, e a ordem acima é uma estimativa feita a partir de opiniões de pessoas do mercado. Outros programas como o Revit e Naviswork não servem para detalhamento de estruturas e não encontramos nenhuma empresa que use para este fim. São softwares de grande importância no mercado e serão utilizados para compartilhamento de modelos, mas não para o trabalho de detalhamento Veja nosso artigo sobre o Revit e projetos de estrutura metálica.

Qual a produtividade de cada software

A produtividade pode ser medida em toneladas de estrutura detalhada por homem hora (ton/hh). Uma comparação apurada é difícil, e mais uma vez estamos no plano das opiniões e percepções de profissionais da área. Mas numa escala de 0 a 10, as produtividades do softwares seriam algo como:

produtividade softwares

Qual o custo de cada software

Os custos sofrem variações em função das promoções ocasionais e valor do câmbio, mas em valores de hoje (Mar / 2023) teríamos a seguinte comparação:

custos dos programas

Facilidade de mão de obra treinada

Um aspecto importante é a quantidade de mão de obra disponível e treinada para cada alternativa. Aqui existe uma variação significativa em função da região. O Tecnometal parece ter uma força maior mais ao sul e o Advance Steel mais para o norte. Com isso talvez o gráfico abaixo seria mais exato se feito por região, mas não consegui dados suficientes para isso.

A facilidade de encontrar mão de obra para o TSteel, que é o mais novo dos softwares, é devido a grande facilidade que usuários do Tekla e Tecnometal encontram em se adaptar ao software. Além disso, o TSteel é o que tem mais opções de treinamentos online (gravados ou presencial). 

mao de obra para programas

 

Conclusões e qual a tendência do mercado

Tekla: O custo benefício do Tekla não é o melhor,  mas porque ele é o mais usado?

    • É exigido por algumas fábricas de grande porte que o utilizam para ajudar no planejamento de produção

    • É o mais completo atualmente, considerando suas possibilidades de configuração, macros e uso de APIs

    • Pertence a uma multinacional que apresenta melhorias consistentes e tem de longe a maior verba em marketing

Advance Steel: Principalmente pela dificuldade que os escritórios de projeto têm enfrentado em viabilizar financeiramente o uso do Tekla, o Advance Steel tem tido um crescimento consistente e vai se tornar uma ferramenta mais comum no nosso mercado.

Tecnometal: O Tecnometal sobrevive hoje mais pela tradição e pelo grande número de licenças ainda ativas. É fácil encontrar pequenas fábricas e escritórios de projeto que trabalham exclusivamente com ele. Mas a atualização do software não tem sido satisfatória, é um programa “pesado” e lento se comparado a outros e a tendência é continuar perdendo espaço para os grandes.

SDS/2: Muito forte nos Estados Unidos, demorou para tentar entrar no mercado brasileiro. Usado por algumas fábricas, tem usuários satisfeitos e convencidos de que é melhor do que o Tekla em muitos aspectos, notadamente na parte de cálculo de ligações. A SDS/2 está prometendo inovações nas próximas versões e se resolver entrar no mercado nacional, tem chances reais de ganhar espaço.

TSteel 3D: Novo no mercado, vem ganhando espaço e adeptos rapidamente. O desenvolvimento é constante e em sintonia com as necessidades colocadas pelos usuários. O custo baixo para ter um software legalizado e sem problemas é um grande diferencial.

Qual o futuro dos softwares de projeto

Veja uma reflexão de como estaremos daqui a dez anos em relação aos softwares de projeto e nosso trabalho de engenharia.