Importando informações

Importando um arquivo IFC ou DWG

O TSteel 3D é capaz de importar e mostrar arquivos IFC e DWG. Os elementos importados podem ser usados como referência para o seu modelo.

Mas o TSteel 3D não salva elementos importados como IFC ou DWG em seus modelos. É necessário que você importe os arquivos de referência sempre que abrir seu modelo.

Se você deseja salvar arquivos de referência com seus modelos, faça o seguinte:

  1. Em um novo modelo, importe seu arquivo IFC ou DWG;
  2. Mude a escala ou mova conforme você precise para que fiquem na localização certa;
  3. Selecione as entidades que você vai precisar (lembre de não colocar mais dados de referência do que você precisa) e exporte com a opção “TSteel3D ref file” (arquivo de referência no formato TSteel 3D)
  4. Abra o seu modelo e importe este arquivo de referência que acabamos de criar. Agora, estas entidades serão salvas junto com o seu modelo.

Vantagens do TSteel 3D Ref File

Como vimos anteriormente, o arquivo de referência do TSteel 3D é uma forma de incluir entidades externas no seu modelo, mas não é só isso.

O formato do arquivo é otimizado, ocupando menos espaço em disco ( e menos memória quando carregado) e sendo mais rápido para renderização.

Tenha em mente que salvar arquivos de referência pesados junto com o modelo, pode prejudicar o desempenho do software.

Importando modelo do Tekla®

A importação do Tekla® é diferente dos arquivos DWG ou IFC, pois é feita a importação das peças (vigas, colunas, chapas, parafusos) com seus atributos e parâmetros.

A importação do Tekla é tão importante que temos um artigo falando apenas disso.

Importando Modelo do SAP 2000

A importação do SAP é direta e rápida, utilizando o arquivo de interoperabilidade S2K.

O arquivo S2K é um arquivo tipo texto, criado pelo SAP 20000 e tem mantido uma compatibilidade ao longo dos anos. Com isso, a importação de arquivos S2K trabalha com todas as versões do SAP disponíveis.