Capa blog arquivos IFC

Arquivo IFC – O que é e sua importância

O que é um arquivo IFC (ISO 16739:2013)

O IFC (Industry Foundation Classes) é um arquivo com formatação própria que permite relacionar e descrever objetos e dados de um modelo 3D, seja de arquitetura ou de engenharia. Por ser um formato de arquitetura aberta e neutra (não pertence a nenhuma fabricante de software), permite o compartilhamento de modelos para uma plataforma BIM. Este formato foi desenvolvido pela BuildingSMART que é uma organização internacional e sem fins lucrativos.

Qual a importância do IFC em um projeto BIM

O IFC não é um formato de transferência de Geometria, para ser uma ferramenta BIM e ter as informações (I na sigla BIM), ele transfere dados relevantes juntamente com a geometria. A SmartBuilding hoje é uma entidade neutra, como já vimos anteriormente, mas ela foi criada originariamente por grandes fabricantes de software incluindo Autodesk,  AT&T, Bentley, Nemetschek e outras. Isso confere ao formato IFC uma autoridade relevante junto com a garantia de que você pode compartilhar seu modelo com qualquer grande software do mercado. Isso faz, por exemplo, com que o TSteel seja capaz de receber e enviar dados de modelo para qualquer outro grande software de BIM de forma segura.

IFC Geometria + Dados

 

 

Versões do IFC e seus formatos

A primeira versão do IFC (1.0) foi criada em 1996 e atualmente a última versão é a 4.2, lançada em 2019. Os arquivos IFC possuem 3 formatos:

  • Formato de arquivo texto, definida pelo ISO 10303-21, onde cada linha consiste no registro de um único objeto e possui a extensão “.ifc”. Este é o formato mais amplamente usado, tendo a vantagem de ser legível por qualquer editor de textos.
  • Formatação em XML, definida pelo ISO 10303-28 que tem a extensão “.ifcXML”. Este formato facilita a utilização por interpretadores de formatos XML e o compartilhamento de partes do modelo. Embora mais estruturado, é menos comum principalmente na área de engenharia.
  • Arquivos compactados em formato ZIP, com a extensão “.ifcZIP”

Atualmente, a BuildingSmart está implantando formatos binários com tecnologias mais modernas que devem demorar para chegar no dia a dia de projeto.

Porque usar um arquivo IFC

Existem diversas razões para o uso de um arquivo neutro:

  1. É possível compartilhar diferentes tipos de modelo com outras pessoas ou empresas que não usam e não tem a mesma licença de software do que você.
  2. Um modelo IFC, assim como um arquivo PDF, é uma forma de distribuir suas informações sem disponibilizar o arquivo original.
  3. O arquivo IFC permite a participação em projetos que utilizem uma plataforma BIM. Veja abaixo um ciclo típico de projeto que o arquivo IFC torna possível.

 

IFC no ciclo de um projeto BIM

Como ver arquivos IFC? Visualizadores gratuitos de IFC.

O TSteel importa e visualiza arquivos IFC, mesmo na sua versão Viewer gratuita. Veja abaixo a visualização de um arquivo IFC:

TSteel vizualizando arquivo IFC

Outra opção, entre as diversas que você pode encontrar na internet, é o visualizador online e gratuito da Autodesk, você precisa apenas registrar seu e-mail para utilizar. Veja abaixo a visualização utilizando a ferramenta da Autodesk.

IFC viewer da Autodesk

Veja o TSteel exportando um modelo para IFC

Próximos passos

Veja em nosso artigo sobre BIM, como você pode participar de projetos e como nosso software pode te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *