Estruturas metálicas usando o Revit

Estruturas metálicas em Revit

O que é o Revit e porque se fala tanto dele.

É muito interessante conferir a história do Revit no Wikipedia. Desta história já vem os objetivos do software desde sua concepção : Uma modelagem paramétrica integrando disciplinas e gerenciando informações importantes ao longo do ciclo da obra.

Ou seja, ele é uma ferramenta genérica poderosa para o gerenciador do projeto. Por ser genérica, na minha opinião, vai fazer de tudo um pouco mas jamais será o indicado para qualquer disciplina isolada.

Quanto custa o Revit?

O preço, em assinatura anual quando consultei para fazer este artigo era de cerca de $8.400,00 reais por ano. Um custo bem inferior ao Tekla ou SDS-2 e também inferior ao Advance Steel da própria Autodesk.

Aqui podemos tirar a primeira conclusão importante. A Autodesk não considera o Revit capaz de fazer projeto de estrutura metálica. Se considerasse não teria o Advance Steel, específico para estruturas metálicas, com um preço superior ao Revit.

Posso fazer meu projeto de estrutura metálica no Revit?

Sim, certamente que pode. É a melhor ferramenta para isso? Certamente não. Vale conferir nosso artigo sobre os melhores programas de detalhamento.

O próprio site da Autodesk, cita que usar as ferramentas do Revit para criar peças e conexões no Revit, melhora muito a interoperabilidade com o Advance Steel. Ou seja, mais uma vez a própria Autodesk direciona o usuário para a ferramenta correta.

Os casos e vídeos que encontamos na internet dão a impressão de que é possível fazer o detalhamento no Revit. Veja o vídeo abaixo, da própria Autodesk:

Interoperabilidade

Não sou usuário do Revit, mas parece que esta é uma das grandes forças do Revit. O que faz sentido, já que foi criado para colocar modelos de diferentes disciplinas em um mesmo pacote.

Todos os softwares de estrutura metálica são capazes de lerem e mandarem dados para o Revit, principalmente através do arquivo Neutro IFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *