Estruturas metálicas em Revit

O que é o Revit e porque se fala tanto dele.

É muito interessante conferir a história do Revit no Wikipedia. Desta história já vem os objetivos do software desde sua concepção : Uma modelagem paramétrica integrando disciplinas e gerenciando informações importantes ao longo do ciclo da obra.

Ou seja, ele é uma ferramenta genérica poderosa para o gerenciador do projeto. Por ser genérica, na minha opinião, vai fazer de tudo um pouco mas jamais será o indicado para qualquer disciplina isolada.

Posso fazer meu projeto de estrutura metálica no Revit?

Sim, certamente que pode. É a melhor ferramenta para isso? Certamente não. Se fosse, porque a Autodesk teria o Advance Steel (mais caro que o Revist)? Vale conferir nosso artigo sobre os melhores programas de detalhamento.

O próprio site da Autodesk, cita que usar as ferramentas do Revit para criar peças e conexões no Revit, melhora muito a interoperabilidade com o Advance Steel. Ou seja, mais uma vez a própria Autodesk direciona o usuário para a ferramenta correta.

Como trabalhar em conjunto com o Revit

Cada vez mais é necessário aderir à tecnologia BIM e portanto, ser capaz de compartilhar o seu modelo 3D com outras disciplinas. A palavra chave aqui é interoperabilidade.

O Revit “conversa” com outros softwares através de arquivos IFC. Ou seja, você pode criar o seu projeto de forma eficiente e produtiva, usando o software de estruturas metálicas, e depois compartilhar o seu modelo com o Revit.

Da mesma forma, pode importar o IFC com a arquitetura, equipamentos, tubulações, outros e usar como referência para modelar sua estrutura.

Como o TSteel vai te ajudar

O TSteel importa e exporta arquivos IFC, permitindo que você tenha alta produtividade na modelagem da sua estrutura e ao mesmo tempo use o modelo Revit como referência.

A produtividade do TSteel é muito superior ao do Revit, quando se considera a modelagem das estruturas metálicas, incluindo perfis, ligações, parafusos, etc…