Estrutura Metálica - Post TSteel 3D

Estrutura Metálica

O que é Estrutura Metálica

Existem muitas respostas para essa pergunta e é difícil encontrar exatamente o que você quer, mas mesmo assim é possível dar uma olhada por cima e mostrar os que é mais importante e até mostrar um caminho para encontrar a informação em mais detalhes. Aqui nós vamos passar pelas perguntas e assuntos mais frequentes:

  • A Estrutura de aço na arquitetura
  • Estrutura metálica para Telhado (ou cobertura)
  • Processo executivo (arquitetura, projeto, fabricação, montagem)
  • Vantagens e desvantagens
  • Uso de tecnologia BIM para os projetos.

No mercado quando se refere genericamente à estrutura metálica, estamos nos referindo a estruturas de aço. A rigor, uma estrutura metálica pode também ser de outro material, como por exemplo de alumínio. A estrutura de aço, assim como a de concreto, serve de sustentação para as construções e exigem um projeto de engenharia específico. A estrutura metálica é formada por perfis e chapas de aço, previamente fabricados, que são interligados por parafusos ou soldas.

O principal uso no Brasil atualmente é para construções comerciais (Coberturas de Galpões, Shopping centers, Centros de distribuição), obras especiais (Estádios, espaços culturais com arquitetura mais refinada) e para área de indústria (Mineração, Siderurgia e petroquímica). Esta tipologia de estrutura ainda é pouco utilizada no Brasil para casas e edifícios com múltiplos andares, uma situação diferente de outros países mais desenvolvidos onde é mais largamente utilizada.

Estrutura Metálica na Arquitetura

Temos no Brasil muitas obras que tiram partido da flexibilidade e esbeltez que só a estrutura metálica oferece. As mais conhecidas provavelmente são os estádios de futebol, construções para as olimpíadas do Rio de Janeiro e outras obras especiais como Ópera de Arame de Curitiba e o Museu do Amanhã no RJ.

A arquitetura ganha muito espaço para inovar em seus projetos com a versatilidade e leveza da estrutura metálica, basta que as obras ícones no mundo em sua maioria são de estruturas de aço.

Estrutura Metálica para Telhado : O que é

Uma das perguntas mais frequentes é sobre o uso em telhados. Pela evidente vantagem de custo e versatilidade que as estruturas de aço oferecem. Este é um questionamento tão comum, que fizemos um post apenas falando do assunto, onde descrevemos todas as suas características, processo de elaboração e conselhos para quem está precisando de uma. Vale conferir.

Processo Executivo

As estruturas metálicas por natureza são mais industrializadas, pois é muito difícil fazer uma boa estrutura quando se fabrica no local da obra. Então, faz-se necessário um estudo mais rigoroso de peças, interferências e detalhes de fabricação mesmo antes de cortar o primeiro perfil ou chapa. Por isso a estrutura metálica iniciou a utilização dos projetos em 3D antes das estruturas de concreto, por necessidade. O mercado possui diversas opções de programas para projeto de estruturas metálicas, um assunto que valeu outro post exclusivo.

A obra recebe um projeto de montagem com todas as peças numeradas, como se fosse um grande brinquedo de Lego a ser montado. Fica fácil de concluir , vendo os processos necessários até a montagem final, que a mão de obra é mais especializada (e portanto mais cara) do que a da construção em concreto. Mas, como tudo, existem vantagens e desvantagens e cabe a cada obra decidir o que é melhor. Vamos ver em seguida estas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens da estrutura metálica

As principais vantagens são:

  • Menor prazo de execução
  • Estruturas mais esbeltas, maior versatilidade, maiores vãos
  • Estrutura mais leve que a de concreto que permite fundações mais baratas
  • Menor espaço no canteiro de obras e uma obra mais organizada e limpa
  • As estruturas são recicláveis

As desvantagens são:

  • Custo da matéria prima (no Brasil o concreto consegue ser muito mais barato, inclusive por conta da carga tributária)
  • Custo da mão de obra
  • Proteção a corrosão
  • Proteção de incêndio
  • Barreira cultural (prédios residenciais podem ter maior resistência por parte de um público não acostumado)

Projeto de estruturas e plataforma BIM

A maioria dos projetistas e das fábricas de estrutura metálica no Brasil está pronta para executar e acompanhar projetos em uma plataforma BIM. Considerando que os softwares de projeto já são em 3D e são capazes de exportar as informações (Letra I da sigla BIM) de uma forma natural. Outra razão é por conta da obrigatoriedade de uso da tecnologia BIM em obras de infraestrutura (onde se tem muita estrutura de aço) que está forçando o mercado a se familizarizar com a tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *