Estrutura de telhado metálico

Estrutura Metálica para Telhado

Estrutura metálica para o telhado do seu Galpão

Você pode estar em dúvida se a melhor opção para seu galpão é uma estrutura de aço ou se já sabe e decidiu, pode estar pensando em como conseguir uma estrutura com um custo acessível.  Eu vou mostrar os pontos mais importantes a serem considerados para ajudar a resolver estas dúvidas. Vou passar pelos 5 passos e ao final você vai saber como decidir e onde procurar as informações específicas para sua obra.

Os 5 passos para construir sua cobertura em aço

O 5 passos para definir a estrutura do seu galpão com cobertura metálica são:

  1. Defina a geometria (tem uma arquitetura?)
  2. Defina o sistema de cobertura (telha)
  3. Geometria da estrutura e definição ddos materiais
  4. Projeto de fabricação (normalmente incluso no preço de fabricação)
  5. Fabricação e montagem da estrutura

Passo 1 – Defina a geometria (que tal um projeto de arquitetura?)

Aqui o ideal é você contar com a ajuda de um arquiteto. Garanto que durante seu projeto de arquitetura você terá que responder perguntas e tomar decisões que ainda não percebeu e estas mesmas perguntas não respondidas agora, serão problemas e interferências no futuro. Me conselho é que o valor do projeto é sempre um investimento, nunca um custo. Não tem verba para isso? Papo furado, você está prestes a construir um galpão, pode gastar 1 ou 2% a mais. Faça do jeito certo.

As 3 geometrias mais comuns de coberturas metálicas são:

  • Cobertura em uma água
  • Cobertura em duas águas
  • Cobertura em arco

Passo 2 – Defina a telha de cobertura do seu galpão

A definição da telha é importantíssima e se você não pulou pelo conselho de ter uma arquitetura, você já teve que responder algumas questões como isolamento térmico ou acústico, iluminação natural, etc…

Mas, para a sua estrutura, a escolha da telha define duas variáveis fundamentais que são: Inclinação do telhado e espaçamento de terças. Vamos ver:

Inclinação do Telhado

Cada tipo de telha precisa de uma inclinação mínima para escoar a água de chuva de forma eficiente. E esta vai ser a inclinação da sua estrutura metálica para telhado. Onde encontrar esta informação? Nos catálogos das telhas que você pode encontrar online.

Aqui meu conselho é não usar as inclinações mínimas, procura usar as inclinações recomendadas pelos fabricantes que vai te economizar problemas no futuro. As inclinações mínimas, por exemplo, vêm acompanhada de exigências adicionais de vedação e sobreposição de telhas. Para que depender de algum sistema adicional de vedação que vai se deteriorar com o tempo? prefira a eficiência natural de uma boa inclinação.

Espaçamento entre terças

As terças são aqueles elementos estruturais que suportam e fixam as telhas na cobertura. Quando você escolher uma telha, vai ver no catálogo que elas possuem um vão máximo. Este vão máximo vai te ajudar a definir a distância entre terças na sua cobertura.

Por exemplo:

Vão da cobertura : 10 metros

Vão máximo da telha : 1,60 metros

Divisões necessárias : 10 / 1,60 = 6,25 – vamos usar 7 espaçamentos

Vão final entre terças: 10 metros / 7 espaços = 1,43 metros

Passo 3 – Geometria da estrutura e definição das bitolas e materiais

Caso você vá contratar o cálculo sua estrutura de cobertura, quem for fazer o cálculo vai se preocupar e seguir os passos abaixo. Mesmo assim, vamos citar as preocupações mais importantes para que você tenha conhecimento e possa verificar isso em seu projeto. Podemos ajudar você no projeto básico e executivo da sua estrutura metálica para telhado.

Outra definição importante afetada pelo vão entre terças é o treliçamento da sua estrutura. Um estrutura treliçada nunca deve receber cargas ou ser apoiada no meio de suas barras, mas sempre pelos nós da tesoura. Então, os pontos de terça definem os nós principais da tesoura e por consequência seu treliçamento.

A geometria da sua estrutura de cobertura também é afetada pela calha. Aqui está um ponto que se não resolvido na época de projeto causa muitos problemas na obra. A calha deve ter uma seção mínima para garantir o escoamento das águas da chuva, assim como os tubos de descida devem ser suficientes. Você pode encontrar algumas recomendações práticas no nosso manual gratuito de detalhamento em PDF, no capítulo 6.

A definição de bitolas e materiais será feito pelo calculista da sua estrutura. Para contratação do cálculo, forneça:

  1. Arquitetura
  2. Especificação de cargas especiais. As cargas normas de peso próprio, ação de vento e sobrecargas de norma já serão consideradas pelo calculista. Você precisa especificar se vai precisar pendurar algo na cobertura, colocar algum equipamento ou painel solar acima da cobertura, etc…
  3. Se você é o fabricante, lembre de avisar quais tipos de perfil e tipo de ligações são mais fáceis para você fabricar.

Passo 4 – Projeto de fabricação ( detalhamento)

O projeto de fabricação vai definir as peças a serem fabricadas, fornecendo listas de materiais e desenhos de fabricação, além de um projeto de montagem que mostra como as peças fabricadas devem ser montadas para concluir a obra. Comparando com um grande Lego, você vai ter como fabricar cada uma das pequenas peças e depois um manual de como montá-las.

Os projetos de fabricação, ou detalhamento de fabricação que é o termo mais técnico, são feitos atualmente com softwares 3D que montam maquetes virtuais das obras. Isso traz uma série de benefícios tais como visualização de interferências, maior velocidade e menor índice de erros de projeto. Veja abaixo um modelo de cobertura que é feito passo a passo em um dos nossos curso de modelagem:

Modelo de uma cobertura metálica feito em nosso curso

Veja nossas dicas de programas para detalhamento e considere fazer um curso de modelagem, nem que seja o básico, para você entender como estes programas são fáceis e poderosos.

Passo 5 – Fabricação e Montagem

A fabricação e montagem devem ser contratadas de pessoal com experiência e que siga as informações de projeto, afinal você fez um investimento até chegar nesta fase para ter as informações necessárias da sua obra. É comum que as fábricas ofereçam alternativas de projeto mais baratas ou mais simples do que a sua. Na minha opinião isso mostra uma postura duvidosa e falta de  ética e deve ser vista com desconfiança. Exceto para o caso em que você tenha contratado profissionais incompetentes no seu projeto até aqui.

Pela mesma razão que o poder legislativo deve ser separado do poder judiciário, você deve separar o seu profissional de projeto do fabricante sempre que possível. No jargão do mercado, contratar o calculista diretamente da fábrica é o mesmo que colocar a raposa para cuidar do galinheiro.

No entanto, é legítimo e desejável que o fabricante interaja com o projetista na busca de alternativas de perfis (em função de disponibilidade ou preços de mercado) e de ligações (por vezes alterar o processo de fabricação é vantajoso). Estas modificações devem ser feitas com consultas e aprovação do projetista.

Para a correta montagem das telhas, o fabricante faz a lista de telhas, acessórios e elementos de fixação. Muitos fornecedores de telhas ajudam na montagem desta lista de compra de materiais.

O fabricante deve ajudar, durante a fase de orçamentos, na escolha da proteção contra corrosão e com particularidades para permitir a montagem da estrutura.

 

 

Faltou algo que você gostaria de ter encontrado aqui? Escreva para mim em comercial@tsteel3d.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *